domingo, 6 de abril de 2008

PSICO

COMPORTAMENTO GRUPAL

Status e papel

A reflexão sobre o texto em análise nos transmite a idéia de que cada componente integrante de um grupo social se encaixa sociologicamente dentro de status, ou seja, assume posição de importância social sistemática. Sendo que o significado utilizado para análise diverge do exposto e considera STATUS o prestígio, a relevância, a função desenvolvida em prol da categoria por cada integrante desse grupo – que o qualifica como sendo portador de status subjetivo, status social, status subjetivo elevado, resultado de consenso do grupo - por outro lado, se a pessoa que usufrui resultados gratificantes passa então a gozar de status subjetivo elevado. Se por um outro lado essa mesma pessoa encaixada nesse parâmetro consegue benefício para o grupo passa a deter o status social elevado. Dependendo do grupo social o status subjetivo pode ou não corresponder ao status social. Por exemplo: se dentro de um grupo de policiais existir um que se destaque no campo da literatura, certamente não tratar benefícios para o grupo em si, mas se esse mesmo indivíduo se destacar nos campeonatos de tiro ao alvo, essa condição trará status social como também status subjetivo, ou seja, sua contribuição será benéfica para o grupo tanto ele como os demais integrantes da equipe usufruirá de benefícios sociais.

Status subjetivo e status social interagem no papel a ser desenvolvido pelos membros do grupo, ou seja, se um mesmo grupo é regulamentado por um conjunto de normas, então exercem o mesmo papel. Essa dinâmica facilita a interação social entre os membros. Nenhum grupo humano pode funcionar adequadamente sem estabelecimento de funções para seus membros.

Facilitação social, impacto social e pensamento grupal

“A mera presença dos outros produz... um estimulo ao espírito que aumenta a eficiência de cada trabalhador, tomado individualmente”

O desempenho de pessoas numa determinada tarefa é facilitado ou dificultado pela presença de outras pessoas em razão da capacidade técnica individual de cada um em absorver e interpretar esse comportamento. Há pessoas que na presença de outras gera excitação emocional e prejudica o desempenho de comportamentos não dominantes e facilitar o desempenho dos comportamentos dominantes isso vai depender do grau de conhecimento da resposta a ser emitida. Teoria do impacto social sobre outras pessoas –facilitação social - desenvolvida por Latané (1981) estabelece que:

Nenhum comentário: