segunda-feira, 14 de abril de 2008

SISTEMA ELEITORAL EUA

COMO FUNCIONA O SISTEMA ELEITORAL AMERICANO


1º A BATALHA DAS PRIMÁRIAS
O Método usado pelos partidos para escolher seus candidatos à Presidência da República é bastante parecido com a própria eleição. Os afiliados votam em seus candidatos preferidos em cada um dos cinqüenta Estados. As escolhas estaduais são feitas de duas maneiras: por meio de caucus, que são assembléias de eleitores, e de primárias, que são votações convencionais.

2º Com o fim das primárias e caucus, cada partido realiza uma convenção nacional para oficializar seu candidato à presidência. Cada estado tem direito a um número determinado de delegados. O número de partidários de cada candidato é proporcional ao resultado obtido por ele nas primárias e caucus. A convenção. democrata ocorerá entre 25 e 28 de agosto, em Denver, no Colorado. A dos republicanos, entre 1º e 4 de setembro, em Minneapolis e Saint Paul, em Minnesota.

3º O dia das eleições 4 de novembro quando o eleitor coloca seu voto na urna, ele não está votando diretamente em um candidato. Está na verdade escolhendo um grupo de pessoas. Conhecidas como eleitores, que formarão o Colégio Eleitoral. Ainda que não seja obrigatório, espera-se que elas referendem o candidato com maior número de votos em seu Estado.

4º O Colégio Eleitoral – O número de representantes é proporcional à população de cada Estado. A Califórnia, o mais populoso, envia 55 delegados. O mínimo para um estado são três delegados. Composto de 538 membros, o Colégio Eleitoral reúne-se em dezembro para votar. Vence o candidato que obtiver mais da metade dos votos.

5º Nem sempre o mais votado leva – Na maioria dos Estados, todas as vagas de Delegados são reservadas para o candidato que obteve mais votos populares. Com isso, o presidente eleito nem sempre é aquele que ganhou a votação popular. Devido a esse mecanismo peculiar, AL GORE perdeu a eleição para George W Bush, mesmo tendo 550.000 votos a mais na contagem geral, em 2000.

6º Aposse do Presidente ocorre em 20 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário: